- Área: 118 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Galleta Studio / Erick Alán Abrego Ambía
-
Fabricantes: Interceramic, La Perla Mosaico Artesanal, Porcelanosa Grupo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de desenho para um projeto pode partir de distintas bases, especificamente nesse projeto residencial o eixo conceitual surgiu como resposta a diferentes condições que a localização do projeto representava, a primeira é a dimensão da edificação e a segunda é o contexto.
A residência está localizada em uma das colônias históricas dentro de San Pedro Garza Garcia, poderia dizer-se que a Colônia do Vale é uma das colônia responsáveis pelo desenvolvimento do município, primeiro fator que influencia na forma arquitetônica em um contexto de moradias de estilo clássico. O segundo fator diz respeito as dimensões da edificação, a contar com 4.61 metros de fachada frontal e 22.77 metros de comprimento, um tanto estreitas tendo como resultado a dificuldade da entrada de luz e ventilação natural, além da falta de vistas atrativas.
Em resposta às condições anteriores, optou-se por criar um espaço que representasse o centro da casa, um núcleo que se tornasse o eixo principal e onde o resto das áreas da moradia rotacionaria a partir deste para desfrutá-lo visualmente e aproveitar as virtudes que ele oferece. Esse núcleo é representado por um pátio interior que ventila e ilumina de forma natural as distintas áreas da moradia e ao mesmo tempo, esteticamente, converte-se em um ponto focal principal contando com um elemento escultórico que a natureza nos brinca como é a árvore que converte o pátio em um espaço não somente de transição, mas habitável, de contemplação e descanso.
Na fachada projetou-se um tramado de aço de grande escala com um padrão regular a fim de criar efeitos visuais de cheios e vazios e provocar um jogo de luz e sombras. O tramado é acompanhado por um muro de concreto em acabamento natural a fim de acentuar o começo e fim dessa obra.
Desde o princípio desse projeto, nos convencemos a criar um lar conectado visualmente entre todos os espaços através de transparência, fazendo com que o usuário desfrutasse do controle total do espaço e aproveitasse uma sensação espacial de maior escala. Graças a isso, conseguiu-se que a interação fosse mais efetiva e direta entre os usuários que habitam o espaço. É uma residência que diz a verdade, sem perder a funcionalidade.
Os materiais utilizados deveriam dizer a verdade pela natureza das suas propriedades, belos por criação. Dessa forma aproveitou-se, em muitas ocasiões, a textura natural do material como acabamento final.
A vegetação utilizada e alguns materiais naturais são advindos da própria região a fim de propiciar uma relação íntima com o contexto urbano.